Saúde dos olhos: Você conhece a Catarata?

 

Saiba como identificar e prevenir esse mal!

 

O cristalino é a lente natural do globo ocular, ele se localiza atrás da pupila e tem papel fundamental na convergência de luz para a constituição da imagem.

A catarata causa a opacidade do cristalino o que resulta em uma visão turva e confusa, dificultando tarefas diárias como ler, dirigir e mandar mensagens.

Em nosso país, são descobertos aproximadamente 120 mil casos de catarata ao ano, dentre as causas mais comuns podemos citar: acidentes que atingem os olhos, diabetes, envelhecimento e medicamentos.

 

Cirurgia:

O tratamento cirúrgico ocorre através do processo de substituição da lente opaca por uma lente intraocular. Deve-se levar em consideração, que após o implante da nova lente, a visão continuará pouco comprometida, porém com grandes melhorias, recuperando a visão.

 

Como evitar:

 

Faça sempre exames oftalmológicos regulares:

O diagnóstico pode prevenir e tratar doenças oculares.

 

Usar o óculos de sol:

Todos sabemos que a proteção é imprescindível para a qualidade visual. Os raios UV presentes na luz solar são causadores de várias doenças oculares, inclusive podem acarretar a catarata.

 

Procure não beber nem fumar:

O ato de ingerir bebidas alcoólicas e fumar passa por um processo onde ocorre a liberação de radicais livres que causa danos às células aumentando os riscos da evolução da catarata e outras doenças.

 

Faça exercícios físicos:

A prática de exercícios regulares, além de melhorar significativamente o condicionamento físico, reduz o estresse e mantém o corpo saudável.