A cor dos olhos é uma particularidade de cada um e é determinada pela quantidade de pigmentos na íris do olho. O fato é que existem diferentes cores dos olhos que são resultados de diversos rácios de melanina produzidos por melanócitos na íris.

Preparamos alguns fatos para você conhecer melhor uma das cores mais desejadas de olhos: a cor azul.

Competitividade:

Há quem diga que as pessoas de olhos azuis são mais competitivas que as outras, analisando essa curiosidade 2 universidades australianas realizaram uma pesquisa com 336 voluntários de diferentes cores de olhos, que comprovou que enquanto as pessoas de olhos castanhos se mostravam mais maleáveis, os voluntários de olhos azuis eram mais exigentes e competitivos.

 

Sensibilidade a luz:

Devido a menos presença de melanina na íris de pessoas com olhos azuis elas tem a visão mais sensível a luminosidade.

O óculos de sol é um acessório fundamental para o proteção visual contra os raios UV danosos a saúde ocular, e garante também mais bem estar e conforto já que não permite que toda a luminosidade entre em contato com os olhos do usuário.

 

Mais tolerantes a dor:  

Segundo alguns estudos realizados pela Geneticista da Universidade de Pittsburgh, Dra Inna Belfer, pessoas com a cor dos olhos azuis tem maior tolerância a dor e lidam bem com ela.

O estudo foi realizado com algumas voluntárias prestes a dar à luz que possuíam diferentes cores de olhos. A maioria das mulheres que se mostrou tolerante ao estresse, pressão e dores do parto do que as demais possuíam olhos azuis.

 

Mesmo ancestral:

Essa curiosidade foi descoberta recentemente, um estudo feito na Dinamarca comprovou que pessoas de olhos azuis descendem de um mesmo ancestral. Os resultados do estudo provaram que a cor de olhos castanho foi adquirida através da mutação genética de uma única pessoa há milhares de anos