O ciclismo vem conquistando cada vez mais adeptos em todo o mundo, e se você está pensando em aderir a essa prática de esporte saiba que precisa se equipar corretamente e tomar alguns cuidados antes de começar a pedalar. Por isso preparamos 5 dicas essenciais para você que está iniciando no pedal!

1) Leve um kit básico para reparos, como cola para remendo e bomba de ar, você vai precisar se acontecer algum imprevisto.

2) Nunca esqueça de passar protetor solar, e utilizar um óculos de sol de boa qualidade, ele será a barreira entre os seus olhos e ciscos, galhos de árvore, poeira e pequenas pedras podendo evitar futuros acidentes, além de proteger seus olhos contra os raios ultravioletas garantindo maior saúde visual.

3) Converse com ciclistas mais experientes e peça orientação sobre trajetos seguros, e bem sinalizados.

4) Use sempre os itens de segurança obrigatórios, como a buzina, o retrovisor e o colete refletivo, e também equipamentos indispensáveis como faróis, capacete e luvas. Segundo a Associação Brasileira dos fabricantes de motocicleta, ciclomotores, motonetas bicicletas e similares (ABRACILO) apenas 1% dos ciclistas utilizam os equipamentos de segurança!

5) Leve água, mantenha-se hidratado, a desidratação resulta em um esforço excessivo do coração, do sistema circulatório e pulmões dificultando a prática do exercício, elevando a temperatura corporal, podendo causar cãibras, esgotamento, prejudicando a saúde do ciclista.

 

O ciclismo é uma prática esportiva que traz inúmeros benefícios, auxilia no combate à depressão, reduz o estresse pois libera endorfina que causa a sensação de felicidade, melhora a capacidade cardíaca e emagrece.

Além disso vale ressaltar: Siga sempre as regras de trânsito para evitar acidentes é necessário que tanto ciclistas quanto motoristas façam a sua parte!