Ciclismo: Os benefícios das lentes fotocromáticas

 

 

 

 

Quando usar e quais os benefícios das lentes fotocromáticas?

 

Criadas por Hugo Lemos, em 1996 essa invenção foi utilizada para produzir em grandes quantidades lentes de coloração variável. O processo das lentes fotocromáticas possui uma película de três sais de prata: cloreto de prata, brometo de prata e iodeto de prata. Ao entrarem em contato com os raios UV eles originam à prata metálica, que se distingue dos outros elementos ficando escura, e ao entrar em contato com um ambiente sem esses raios, a prata metálica volta a fazer parte dos outros elementos, ficando assim incolor.

 

Basicamente, seu funcionamento se dá através do contado com os raios UV, quando a lente está em contato direto com esses raios ela irá receber uma tonalidade mais escura, sem a presença desses raios ela irá clarear. 

 

 

 

Indicadas para a prática de esporte, as lentes fotocromáticas trazem benefícios e praticidade principalmente a prática do ciclismo. Se o ciclista for pedalar pela ao amanhecer, o óculos ficará em um tom transparente acinzentado protegendo seus olhos de pequenas pedras, galhos e ciscos. No decorrer da manhã, quando o sol for tomando força, as lentes irão escurecer gradativamente possibilitando mais conforto visual. O benefício se estende ainda ao ciclismo noturno, onde há a necessidade de proteção aos olhos contra mosquitos, folhas, e até possíveis acidentes, sem precisar de tonalidade nas lentes.

 

Mas é importante ressaltar, mesmo que os óculos ofereçam proteção contra os raios UV procure praticar sua atividade esportiva antes das 10 horas da manhã e após às 17 horas da tarde, a intensidade solar é menor e o risco de adquirir doenças como câncer de pele, melanomas e queratose actínica é menor.

 

Disponíveis em vários modelos de óculos de sol e em lentes avulsas, as lentes fotocromáticas se tornaram uma ótima opção para atletas de golfe, jogging e ciclismo que acreditam que somente irão desempenhar uma boa performance se os seus olhos estiverem adaptados e acomodados com o ambiente que os cerca.