A estação de transição entre o verão e o inverno está chegando, o outono traz consigo as belas paisagens de folhas secas, brisas frias e fins de tarde gloriosos. O clima ameno e seco, a falta das chuvas, e o ar pesado acarretam a alergias e ressecamento ocular.

A piora dessas alergias e irritações da córnea podem levar a graves inflamações na conjuntiva, essa alergia popularmente chamada de CONJUNTIVITE ALÉRGICA, é causada pela infecção na parte interna da pálpebra.

Os sintomas são bem conhecidos e fáceis de identificar: irritação nos olhos, vermelhidão, sensibilidade a claridade, inchaço na pálpebra. Essa inflamação pode ser aliviada com simples atitudes, por exemplo você pode colocar uma compressa gelada em cima dos olhos fechados para diminuir a irritação e a coceira, e é claro sempre seguir as prescrições médicas do seu oftalmologista. A coceira constante pelas alergias podem gerar um ceratocone que deforma parte central da córnea.

    

Outra doença ocular bem semelhante dessa época do ano é a síndrome do olho seco, que altera os níveis de lágrimas dos olhos, deixando-os mais expostos a fungos e bactérias. Os casos mais avançados dessa síndrome, podem até levar a perda da visão, para identificar essa doença é de extrema importância verificar se você possui os seguintes sintomas: visão distorcida, vermelhidão nos olhos, lacrimejamento e sensibilidade a luz.

 Mas como cuidar dos olhos no outono?

Siga essas dicas e mantenha sua saúde ocular na estação mais propensa a alergias do ano!

Mantenha sua casa sempre limpa (cortinas, tapetes, almofadas) e bem arejada evitando o acúmulo de poeira e ácaros.

Deixe o filtro do ar condicionado sempre bem limpo.

Evite coçar os olhos esfregando as mãos.

Procure não usar a vassoura para limpar a casa e sim um pano úmido.

Use sempre medicações recomendadas pelo seu médico oftalmologista.

Use sempre óculos de sol de boa qualidade, bloqueando assim o contato dos seus olhos com os raios UV, danosos a saúde ocular.

Gostou das nossas dicas? Agora é só se preparar e adquirir seu óculos de sol, para passar o outono com estilo e proteção!