Pé no pedal: Dia mundial sem carro!

 

Conheça meios alternativos de transporte, faça a diferença!

 

Com a pressa, a correria diária e o crescimento da urbanização nos tornamos cada vez mais dependentes dos automóveis, os utilizando como principal meio de locomoção.

 

Se por um lado o carro e as motos são um meio rápido de locomoção, por outro há maior liberação de gases poluentes na atmosfera (CO2) que estimula o efeito estufa e acarreta ao aquecimento global.

 

No dia 22 de setembro acontecerá o dia mundial sem carro, uma data criada em prol do meio ambiente, que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o uso desse automóvel, e os impactos que esse uso causa ao planeta.  A ideia é que nesse dia as pessoas usem meios alternativos para se locomover, poluindo menos e admirando a cidade sem o para brisa.

 

Esse evento foi implantado no Brasil desde 2001 promovendo meios menos poluentes de transporte, e caminhadas que ajudam a manter a saúde em dia. Projetos como o Bike Anjo buscam incentivar quem ainda não usa a bicicleta como meio de transporte e ensinar e auxiliar pessoas que não sabem andar de bike a usarem esse meio de transporte que além de econômico e ecológico traz benefícios a saúde e melhora a qualidade de vida e a mobilidade urbana.

 

O cansaço e o desgaste sentidos ao ficar preso durante horas no trânsito podem originar o estresse, e a sensação de ansiedade, além de diminuir as condições de bem estar e conforto de cada um.

 

Existem várias alternativas para você que quer evitar o

trânsito, colaborar com o meio ambiente.

 

Pedale mais:

Além de benefícios ao corpo do ciclista, como melhorar articulação, possibilitar mais relaxamento e reduzir o estresse, manter a boa aparência física, aumentar a capacidade cardiovascular, o fortalecimento dos músculos e liberar endorfina que é o hormônio responsável pelo prazer e bem estar, a prática do ciclismo traz benefícios significativos ao meio ambiente.

 

A bicicleta, utiliza menos recursos para ser construída do que um carro ou uma moto, é um meio não poluidor, pois não emite gás carbônico e é reciclável, sem falar que uma bicicleta tem maior durabilidade do que outros meios afinal não é trocada com tanta frequência comparada a um carro.

 

Trem:

Um dos transportes menos poluidores, os trens são vistos como um dos meios mais baratos, ecológicos e rápidos, na Europa por exemplo esse meio de locomoção é muito utilizado para o turismo, já que as linhas de trem passam por boa parte do território.

 

Transportes coletivos:

Uma opção para poluir menos são os transportes coletivos, além de mais econômicos eles ocupam menos espaço e contribuem para a mobilidade urbana, imagine que se cada pessoa que utilizada ônibus, decidisse usar um carro ou uma moto para se locomover, contribuiria para o aumento do trânsito e estresse urbano. Mas vale ressaltar para colaborar com o ambiente é necessário que você procure ônibus que emitam menos CO2 e possuam catalizador.

 

Carona também vale:

A velha e boa carona também vale como uma opção para poluir menos, afinal quanto mais pessoas aderirem a essa opção menos carros e motos teremos nas ruas.

 

Caminhadas:

Recomendação de vários médicos, realizar caminhadas pode ser uma ótima opção para evitar o estresse do trânsito e realizar exercício, a rotina corrida já não é mais desculpa para ficar sem se exercitar.

 

Nesse DIA MUNDIAL SEM CARRO seja diferente, faça a diferença, comece por você!