Quem nunca teve a sensação de coceira nos olhos após ficar muito tempo lendo ou fica várias horas no computador, ou até mesmo depois de acordar. O que parece um simples hábito da nossa rotina pode causar vários danos à córnea.

Essa coceira pode ser causada por vários motivos dentre eles alergias, cansaço visual e condições climáticas com pouca umidade, a falta de umidade no ar favorece a propagação de poeira que em contato com os olhos pode causar irritações.

Consequências de coçar os olhos:

Deformação na córnea:

A região dos olhos é sensível e ao sofrer a pressão causada pelas mãos ao coçá-los pode causar deformações, que podem ou não ser permanentes.

Contato com bactérias:

Já não é novidade que sempre devemos manter as mãos bem higienizadas, ao levar as mãos aos olhos você estará transferindo bactérias.

 

Para aliviar a coceira:

Procure manter seus olhos sempre higienizados com água fria, a água fria ajuda a trazer relaxamento aos olhos. Outra opção é fazer compressas com água, um bom descanso não faz mal a ninguém após um dia longo de trabalho com horas em frente ao computador ou celular, o cansaço visual também pode ser um dos motivos que levam ao hábito de coçar os olhos.

Se a irritação persistir entre em contato com o seu médico oftalmologista, não use colírios ou outros medicamentos sem a orietação médica!