Você conhece as lentes Fotossensíveis?

 

 

Saiba quais os benefícios que elas podem lhe oferecer!

 

Você já deve ter visto alguém usando lentes que escurecem na mudança de ambiente, essas lentes denominadas fotossensíveis, mas sabe como elas funcionam?

 

No instante em que as lentes fotossensíveis são expostas aos raios UV sua base passa a sofrer uma modificação, alterando seu equilíbrio químico.

Sua estrutura é formada por sais de cloreto de prata r íons de cobre I. Ao ser exposta para a radiação suas moléculas se movimentam em direção aos sais de prata metálica, tendo como resultado o escurecimento das lentes. Quando você se direciona com suas lentes fotossensíveis a um ambiente fechado sem a radiação solar os íons presentes na estrutura da lente irão reagir com a prata metálica, a convertendo em cátion que logo se liga aos Ânions cloreto, formando o cloreto de prata da faze inicial, fazendo com que a lente fique clara novamente.

 

 

 

As moléculas das lentes fotossensíveis são agitadas em contato com os raios UV, apesar das tecnologias estarem em constante evolução você pode perceber a diferença da reação das lentes em diferentes temperaturas, por exemplo: Se o dia está ensolarado e quente e você acaba de entrar em um ambiente fechado perceberá que suas lentes reagirão com mais rapidez ao processo de clarear, já se o dia estiver ensolarado e a temperatura for fria esse processo será mais lento.  Outro fato interessante é que com a intenção de sentir menos desconforto visual alguns motoristas acabam optando pelas lentes fotossensíveis porém o que acontece é que alguns vidros do carro já proporcionam proteção de aproximadamente 99% dos raios UV, portanto as lentes fotossensíveis não terão a mesma eficácia dentro de carros. 

 

 

Conheça os benefícios que as lentes fotossensíveis proporcionam: 

  • Proteção contra os raios UV;
  • Praticidade, já que o óculos de grau com as lentes fotossensíveis dispensa o uso de 2 óculos, aliando óculos de grau e óculos escuros em uma só peça;
  • Conforto visual, já que os olhos não são expostos frequentemente a claridade excessiva;
  • Baixo custo, afinal você estará investindo apenas em um óculos com os dois benefícios, de ter o conforto do tratamento fotossensível aliado a qualidade visual do seu grau e não em um óculos de grau e um óculos de sol.