O estrabismo é um desequilíbrio na função dos músculos oculares, resultando em olhares desiguais ou em sentidos opostos.

Causas do Estrabismo:

O cérebro controla os músculos que realizam os movimentos dos olhos por impulsos nervosos, ao todo são 6 músculos trabalhando em equilíbrio.

Portanto doenças que afetam o cérebro prejudicam os impulsos que possibilitam a movimentação dos músculos.

O estrabismo pode surgir desde o nascimento da criança ou pode ser causado devido a algum acidente resultando em traumatismo craniano ou até mesmo decorrente de doenças físicas.  Existem diferentes tipos de estrabismo como por exemplo o estrabismo divergente em que os olhos estão desviados para os lados, estrabismo convergente em que os olhos se desviam para o nariz, e o estrabismo vertical que pode ser tanto para cima quanto para baixo.

Como tratar?

O tratamento do estrabismo é tido como uma causa de urgência, já que deve se iniciar desde a descoberta do desvio nos olhos da criança, antes de dois anos de idade, para que a ambliopia ou baixa visão, possa ser curada, e após é iniciado o tratamento para corrigir o desvio dos olhos que vai variar conforme o caso de estrabismo, podendo ser reparado através de procedimentos cirúrgicos ou apenas com o uso de óculos de grau.

Procure realizar consultas oftalmológicas com frequência, confie a saúde visual do seu filho e a sua saúde visual em um médico oftalmologista de sua confiança!