O astigmatismo é um defeito óptico que se dá devido a um formato irregular da córnea, o resultado é um erro refrativo já que a luz entra distorcida e forma múltiplos pontos focais na retina do olho, fazendo com que você não enxergue com clareza.

 O olho com astigmatismo tem partes fundas e rasas é como se tivesse o formato semelhante a uma bola de futebol americano, por esse motivo a luz se espalha e causa diversos pontos de foco de luz.

 

Se você tem dificuldades para focalizar objetos de perto e longe, possui dores de cabeça frequentes é recomendável que você marque uma consulta com seu médico oftalmologista, somente ele poderá lhe dar certeza se você tem ou não astigmatismo.

 

Mas e qual a diferença entre Astigmatismo, miopia e hipermetropia?

O astigmatismo ocorre devido ao formato irregular da córnea, ocasionando com que os raios de luz não cheguem igualmente na retina, distorcendo a visão tanto para perto quanto para longe. Já a hipermetropia se dá quando a imagem só é formada depois da retina causando dificuldades para visualizar objetos próximos.

Na miopia os raios luminosos ganham foco antes de alcançar a retina , fazendo com que se tenha a dificuldade em focalizar objetos distantes. Em uma visão saudável sem ametropias os raios luminosos tem o seu foco na retina.

 

Dúvidas na hora de escolher seu óculos? Confira nossos modelos!