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COMPRA SEGURA

Dicas para fazer suas compras com segurança:

 

Verifique se a loja on-line informa CNPJ, telefone e endereço

Em 05/2013, entrou em vigor o Decreto Federal nº 7962/13, que determina uma série de obrigações para o e-commerce no Brasil, entre elas, que a loja on-line informe em local visível número de CNPJ, endereço físico e número de telefone.

Se um site de comércio eletrônico atuante no Brasil não estiver seguindo a lei, é recomendável não seguir com a compra, mesmo que os preços sejam atraentes. Se a loja não oferece informações básicas de contato e oculta detalhes de suas operações, as chances são consideravelmente grandes de haver alguma coisa errada.

 

Loja nenhuma existe para ter prejuízo. Desconfie de preços muito abaixo da média

É necessário levar em conta que o preço de um produto sofre influência de vários fatores, como custo de fabricação, impostos, gastos com transporte e assim por diante. Logo, uma oferta muita generosa resultaria em prejuízos para a loja. Tenha bastante cuidado ao se deparar com preços muito abaixo do que é praticado pelo mercado. No final das contas, você pode acabar adquirindo um produto falsificado ou de procedência ilegal e, sem garantia ou suporte do fabricante. Além disso, os riscos de você ser vítima de uma fraude e nunca receber o produto são consideravelmente grandes.

 

Prazo de entrega longo ou não informado. Cuidado!

Você está olhando uma categoria de produtos, quando percebe que determinado modelo está com prazo de entrega de 20 dias enquanto os demais têm este período fixado entre 3 e 5 dias úteis. Cuidado: isso pode ser um sinal de que a empresa não possui o item em estoque e provavelmente tentará obtê-lo junto a um fornecedor.

Se você conhece os serviços da loja, a considera confiável e não tem pressa, vá em frente. A espera pode ser longa, mas o preço compensa. Do contrário, tente comprar o produto em outro site, mesmo que o preço seja um pouco maior, pois a loja pode superar o prazo ou simplesmente não conseguir encontrar o item.

Fique atento também quando o prazo de entrega não é informado ou é confuso, uma vez que a loja tem obrigação de fornecer esta informação de maneira clara. Pode ser que o prazo aumente um pouco no momento de fechamento do pedido por conta da forma de pagamento escolhida, especialmente se esta for boleto bancário. Mas, se no término da compra o prazo aumentar muito de cinco dias para três semanas, por exemplo, pode haver algum problema na loja ou até mesmo má fé.

 

É presente? Compre com muita antecedência!

Se você irá presentear alguém, geralmente tem um prazo para isso: uma data de aniversário, o feriado de Natal e assim por diante. Comprando o presente pela internet, deve fazê-lo com o máximo de antecedência para não correr o risco de a entrega ser feita somente depois da data.

Isso pode acontecer por vários motivos: o pedido ser extraviado antes de chegar à sua casa; a confirmação de pagamento demorar, fazendo com que a loja tarde a enviar a mercadoria; temporais impossibilitarem a entrega na sua região dentro do período previsto, entre outros.

Comprando com antecedência, haverá mais meios para resolver problemas do tipo a tempo, mesmo que a solução consista em comprar o presente em outro lugar e pedir a devolução do valor pago.

 

Fique atento sobre todas as características do produto antes de fechar a compra!

Ao comprar pela internet, você não tem o benefício de testar pessoalmente o produto. Por isso, é importante se informar sobre todas as características do item antes de comprá-lo. Os fatores, variam conforme o tipo de produto. Mas, via de regra, o consumidor deve verificar não só as características existente na página da loja, mas também as informações fornecidas pelo fabricante em seu site. Pesquisar por opiniões a respeito do produto na internet também é válido.

 

Dê preferência a lojas que oferecem vários recursos em seu site

Uma vez que, na internet, o cliente não pode verificar o produto "ao vivo", a loja on-line deve oferecer o máximo de recursos para facilitar a sua decisão de compra.

- Fotos detalhadas do produto ou até mesmo vídeos;

- Descrições detalhadas de produtos;

- Informações claras sobre prazos de entrega, pagamentos, frete e garantia;

- Espaço para clientes opinarem sobre produtos;

- Navegação fácil e organização de categorias;

- Interação em redes sociais (Facebook, Instagram, blog.);

- Opções variadas de pagamento.

 

Direito ao arrependimento de compra e à devolução do produto

Por lei, o consumidor que faz compras pela internet tem o direito de se arrepender da compra no prazo de até 7 dias (corridos) após o recebimento do produto ou da assinatura de contrato, desde que a solicitação seja devidamente formalizada. A loja deve fornecer informações claras para tanto e devolver todo o valor pago pelo usuário em tempo hábil. No caso de o produto já ter sido entregue ao usuário, a devolução não pode ser impedida sob o argumento de que esta não é feita depois que a embalagem do item é aberta.

 

Condições de uso e políticas de privacidade também são importantes

Um serviço de comércio eletrônico sério disponibiliza as condições de uso de seu site, assim como suas políticas de privacidade. É importante se atentar a estes detalhes porque eles tratam de como as suas informações são utilizadas.

 

Não guarde as informações de seu cartão de crédito para compras futuras

Há lojas on-line que permitem ao cliente guardar em seu cadastro os dados de seu cartão de crédito para compras futuras. É recomendável não fazê-lo: se a loja ou a sua conta for invadida, terceiros poderão utilizar estes dados para fazer compras indevidas em seu nome. Para compras à vista, utilizar boleto bancário pode ser uma opção mais interessante. O prazo de entrega para esta forma de pagamento costuma ser um pouco maior, por outro lado, o usuário informa menos dados pessoais e obtém desconto no valor final do pedido.

 

Evite fazer compras na internet a partir de computadores públicos

Sempre que possível, faça as suas compras a partir de computadores próprios. Máquinas públicas (de uma lan house ou da faculdade, por exemplo) podem não ter recursos de segurança importantes, como atualizações de sistema operacional e antivírus.

 

Cuide da segurança do seu computador ou dispositivo móvel

De nada adianta preferir fazer compras on-line em dispositivos próprios se estes tiverem problemas de segurança. Lembre-se ao se cadastrar em uma loja ou efetuar uma transação, você está fornecendo informações sigilosas, portanto, deve ter alguns cuidados, entre eles: Manter seu sistema operacional e programas (principalmente navegadores) atualizados; Utilizar um antivírus e não se esquecer de também mantê-lo atualizado.

 

Não faça compras a partir de e-mails não solicitados (SPAM)

Se você recebeu um e-mail promocional de uma loja da qual você não é cliente (ou é, mas você não autorizou o envio de mensagens do tipo), não faça a compra: você está diante de um SPAM, isto é, de um e-mail não solicitado.

 

Finalizando

Apesar de todos os cuidados, problemas podem ocorrer, por isso é importante conhecer os seus direitos. O Código de Defesa do Consumidor é bastante rigoroso.  Não se esqueça de guardar e-mails emitidos pelas lojas, comprovantes de pagamento, notas fiscais ou qualquer outro documento ou comunicado referente às suas compras. Estes itens comprovam o compromisso assumido pela empresa com você e podem ser úteis em reclamações e processos judiciais.