5 dicas de como se acostumar com seu novo óculos de grau

   

      Independente da sua idade, seja criança, adulto ou até idoso o processo de familiarização com o primeiro óculos de grau é algo no mínimo complicado, se você já usa óculos é difícil a habituação com um grau maior. Agora lembre da sua primeira vez colocando um óculos de grau. Uma sensação nova, e desconfortável. De acordo com o doutor Alfredo Tranjan Neto “É normal a pessoa que troca de óculos demorar alguns dias para se adaptar, principalmente se trocou as lentes e a armação. Sintomas como tontura, vertigem e dor de cabeça são comuns no início, principalmente entre pessoas que trocaram de armação.”

    A explicação é muito simples de acordo com o site lenscope “seus olhos precisam de um tempo para se adaptarem a essa nova forma de enxergar. Isso acontece porque as lentes de seus óculos agora auxiliam na nitidez dos objetos e sua espessura, tratamentos e até mesmo o design das lentes interferem no processo de adaptação ao óculos novo. Um bom exemplo são as pessoas que nunca usaram óculos e, quando começaram a usar, seu grau já estava em um nível mais alto. Por se tratar de uma diferença considerável, os efeitos podem ser sentidos de uma forma mais forte.”

   É por esses motivos que é muito importante ter paciência e observar o processo gradual de adaptação com óculos novo. Mas não se preocupe, existem diversos meios de amenizar a transição e fazer dela mais suave e fácil de acostumar. Seguem cinco dicas para o processo se tornar mais fácil e tranquilo:

1. Não dirija nem ande sozinho

Assim que colocar o óculos pela primeira vez a percepção de profundidade pode mudar bruscamente, visto que nosso cérebro não está acostumado a enxergar por meio dos óculos além dos sintomas de enjôo e tontura que não combinam com estar no volante. Então vá com alguém de confiança que possa te dirigir de volta para a casa ou que ande junto contigo para que não ocorra nenhum acidente.

2. Não fique tirando sempre que incomodar

Pode ser desconfortável usar os óculos principalmente se você precisar usar ele o dia inteiro todos os dias, mas se você tirar eles toda vez que começar a ficar incomodado seu corpo vai demorar mais para se acostumar, pense como se fosse um bandaid é muito melhor puxar de uma vez e aguentar um desconforto maior por pouco tempo do que puxar devagarinho e sentir menos desconforto mas demorar muito mais para passar.

3. Permita que seus olhos descansem

Se o incômodo for muito grande, dê um descanso para seus olhos feche eles, tire um cochilo, e principalmente não se estresse piora os sintomas além de que forçar a vista também aumenta a dor de cabeça, sintoma comum no período de adaptação. Aproveite quando não tiver compromissos no dia para colocar o óculos pela primeira vez, assim poderá descansar e deixar seu corpo se acostumar com ele lentamente.

4. É normal sentir incômodo mas se os sintomas persistirem é necessário voltar ao oftalmo

De acordo com o doutor Alfredo Tranjan Neto é normal sentirmos incômodo por pelo menos uma semana, visto que esse é o tempo que o corpo normalmente leva para se acostumar com as mudanças. Mas o tempo pode variar dependendo do grau e do problema de visão, por exemplo alguém com um grau maior de míopia pode demorar um pouco mais para se acostumar visto que o óculos tem a lente mais grossa coisa que muda o ângulo de visão mas se os sintomas persistirem por mais de duas semanas, é importante voltar ao seu oftalmologista para checar se o grau está certo ou se existe algum problema.

5. Mantenha as lentes limpas

Algo que muda muito a experiência do processo de habituação com um óculos novo é manter ele sempre limpo, limpe ele diariamente com a flanela que vem junto do óculos visto que é um pano que não risca as lentes, e para limpezas mais pesadas compre um spray para limpeza ou ainda lave seus óculos com detergente neutro e seque com um papel higiênico macio para secar e limpar pois a flanela pode soltar fiapinhos que sujam a lente. É muito importante manter as lentes limpas para que a visão consiga se acostumar mais rapidamente. Com essas dicas você vai se acostumar rapidamente com seu óculos de grau e vai conseguir aproveitar ele com muito estilo e segurança.

E se você ainda não escolheu seu modelo dê uma olhada nesses novos modelos separados e disponíveis aqui na loja, é só clicar na imagem: