Independente da sua idade, seja criança, adulto ou até idoso o processo de familiarização com o primeiro óculos de grau é algo no mínimo complicado, e se você já usa óculos a habituação fica mais difícil se o grau aumentar. Agora lembre da sua primeira vez colocando um óculos de grau, uma sensação nova e desconfortável. De acordo com o doutor Alfredo Tranjan Neto “É normal a pessoa que troca de óculos demorar alguns dias para se adaptar, principalmente se trocou as lentes e a armação. Sintomas como tontura, vertigem e dor de cabeça são comuns no início, principalmente entre pessoas que trocaram de armação.”

 

A explicação é muito simples “seus olhos precisam de um tempo para se adaptarem a essa nova forma de enxergar. Isso acontece porque as lentes de seus óculos agora auxiliam na nitidez dos objetos e sua espessura, tratamentos e até mesmo o design das lentes interferem no processo de adaptação ao óculos novo. Um bom exemplo, são as pessoas que nunca usaram óculos e quando começaram a usar, seu grau já estava em um nível mais alto. Por se tratar de uma diferença considerável, os efeitos podem ser sentidos de uma forma mais forte.”

 

É por esses motivos que é muito importante ter paciência e observar o processo gradual de adaptação com óculos novo. Mas não se preocupe, existem diversos meios de amenizar a transição e fazer dela mais suave e fácil de acostumar. Seguem cinco dicas para o processo se tornar mais fácil e tranquilo:

 

Não dirija, nem ande sozinho

Assim que colocar o óculos pela primeira vez, a percepção de profundidade pode mudar bruscamente, visto que nosso cérebro não está acostumado a enxergar por meio dos óculos, além dos sintomas de enjôo e tontura que não combinam com estar no volante. Então vá com alguém de confiança que possa te dirigir de volta para a casa ou que ande junto contigo para que não ocorra nenhum acidente.

 

Não fique tirando sempre que incomodar

Pode ser desconfortável usar os óculos, principalmente se você precisar usar ele o dia inteiro todos os dias, mas se você tirar ele toda vez que começar a ficar incomodado, seu corpo vai demorar mais para se acostumar. Pense como se fosse um bandaid é muito melhor puxar de uma vez e aguentar um desconforto maior por pouco tempo, do que puxar devagarinho e sentir menos desconforto mas demorar muito mais para passar.

 

Permita que seus olhos descansem

Se o incômodo for muito grande, dê um descanso para seus olhos, feche eles, tire um cochilo, e principalmente não se estresse, piora os sintomas além de que forçar a vista também aumenta a dor de cabeça, um sintoma comum no período de adaptação. Aproveite quando não tiver compromissos no dia para colocar o óculos pela primeira vez, assim poderá descansar e deixar seu corpo se acostumar com ele lentamente.

 

É normal sentir incômodo, mas se os sintomas persistirem é necessário voltar ao oftalmo

De acordo com o doutor Alfredo Tranjan Neto é normal sentirmos incômodo por pelo menos uma semana, visto que esse é o tempo que o corpo normalmente leva para se acostumar com as mudanças. Mas o tempo pode variar dependendo do grau e do problema de visão, por exemplo alguém com um grau maior de míopia pode demorar um pouco mais para se acostumar visto que o óculos tem a lente mais grossa, coisa que muda o ângulo de visão, mas se os sintomas persistirem por mais de duas semanas, é importante voltar ao seu oftalmologista para checar se o grau está certo ou se existe algum problema.

 

Mantenha as lentes limpas

Algo que muda muito a experiência do processo de habituação com um óculos novo é manter ele sempre limpo, limpe ele diariamente com a flanela que vem junto ao óculos, visto que é um pano que não risca as lentes, para limpezas mais pesadas compre um spray para limpeza ou lave seus óculos com detergente neutro e seque com um papel higiênico macio, para secar e limpar pois a flanela pode soltar fiapinhos que sujam a lente. É muito importante manter elas limpas para que consiga se acostumar mais rapidamente.

 

Com essas dicas você vai se acostumar rapidamente com seu óculos e vai conseguir aproveitar ele com muito estilo e segurança!

 

Clique aqui e veja modelos de armações para cada estilo

Fique por dentro das novidades na Ótica View!